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Como reduzir custos sem impactar na qualidade dos produtos

Em tempos de crise ou quando a economia é afetada, reduzir os custos dos negócios é uma medida essencial para aumentar os orçamentos. Além disso, as organizações podem aumentar suas reservas financeiras ou usar os fundos economizados para atividades de manufatura e crescimento, como treinamento e modernização.

O objetivo principal está atrelado à necessidade de controlar o orçamento, e mesmo assim, continuar oferecendo produtos e serviços de qualidade a fim de manter a saúde financeira da empresa. Para reduzir as despesas, é imprescindível fazer uma boa avaliação para aplicar ações estratégicas que possam otimizar as receitas e assegurar a manutenção dos serviços oferecidos e garantir excelência no desempenho produtivo.

Confira algumas dicas essenciais:

1 – Evitar horas extras em excesso

Horas extras desnecessárias podem ser um grande problema se o gestor estiver tentando diminuir os custos da empresa. Por isso, é importante atenção para a eficiência dos profissionais durante o expediente, pois eliminar o tempo trabalhado fora da jornada de trabalho pode maximizar o desempenho da equipe.

Isso significa que são mais caros os funcionários que passam muito tempo na empresa. Com o intuito de otimizar os serviços, você pode configurar políticas de incentivos, como recompensas e bônus para os melhores desempenhos durante o dia de trabalho.

2 – Promover a valorização das equipes

Procure promover atividades que tragam bem-estar à equipe para que tenha boa performance e produção. Para isso, é imprescindível exercer os direitos trabalhistas, manter um bom clima organizacional, resolver os conflitos de forma pacífica e promover uma cultura de diálogo e cooperação.

Com isso, o ambiente de trabalho torna-se um local mais propício e satisfatório de se trabalhar, estimulando a satisfação dos seus funcionários, além de promover a valorização e qualidade de vida no ambiente organizacional.

3 – Gestão de estoque

O estoque mobiliza grande parte dos recursos da empresa, por isso é importante planejar bem a movimentação nesse setor. Idealmente, você deve comprar a granel no início para obter acesso a preços mais baixos. Um processo mal pensado pode levar à necessidade de comprar suprimentos na hora, que são muito mais caros.

Também é importante ficar de olho nos produtos prontos e armazenados para evitar que estraguem ou fiquem fora de estoque. Invista em uma boa vigilância no local para evitar transtornos desnecessários.

4 – Digitalize as práticas administrativas

Os formulários exigem muito trabalho de publicação, catalogação, preservação para posterior pesquisa, se necessário. Isso retarda os processos e resulta em perda de produtividade. Além disso, os documentos em papel são muito volumosos o que, consequentemente, acabam ocupando muito espaço. Os custos desse material em excesso acabam tornando-se relativamente altos, assim como os recursos das impressoras, como os cartuchos de tintas, manutenção, dentre outros.

Investir na digitalização dos documentos é uma medida fundamental, pois esse recurso garante agilidade e praticidade, além da possibilidade de arquivar os processos eletrônicos de uma forma mais acessível, em programas de armazenamento de nuvem.

5 – Pague adiantado os seus funcionários

O pagamento antecipado é uma boa forma de minimizar despesas. Os impostos do governo geralmente são descontados para aqueles que fazem a contribuição antecipadamente. Os provedores também podem oferecer esses tipos de benefícios, principalmente em dinheiro.

Caso seja possível amortizar os valores na compra dos produtos ou insumos, essa opção é preferível. Se não for viável, tente negociar os benefícios para que o orçamento não seja comprometido. Busque evitar multas por atraso de pagamento, pois as taxas de juros são muito altas.

6 – Adote recursos tecnológicos

A tecnologia contribui com diversas alternativas muito úteis para redução dos custos. O software de gerenciamento, por exemplo, é capaz de auxiliar os gestores a coordenar melhor a equipe, férias, licenças, admissões, avaliação de habilidades e folha de pagamento

Os recursos tecnológicos também podem facilitar a comunicação dos profissionais por meios de e-mails e outras redes sociais mais acessíveis que, consequentemente, são gratuitas. Diversos aplicativos para empresas permitem melhor gerenciamento do tempo, controle de produtividade, monitoramento da página corporativa nas redes sociais e o acesso a montagem remota de arquivo, dentre outras funcionalidades.

Software de Automação

O Gálago é um sistema de automação comercial que permite o melhor gerenciamento dos serviços dentro dos departamentos da empresa. Sendo bastante útil para automatizar os processos e acelerar a produtividade dos seus colaboradores, além de ser uma ferramenta essencial para os fins administrativos. Para saber mais, clique aqui.