Rejeição 585 NF-e

Alíquota interna da UF destino não informada

5 min de leituraAtualizado em março de 2026

O que causa a Rejeição 585

Causa do erro

Alíquota interna <pICMSUFDest> não informada. Obrigatória no ICMSUFDest.

Sem ela, DIFAL não calcula.

Tags XML envolvidas

As seguintes tags do XML da NF-e são relevantes para esta rejeição:

Tag XMLDescrição
<pICMSUFDest>Alíquota interna
<ICMSUFDest>Grupo DIFAL
<vBCUFDest>BC

Exemplo prático

Veja abaixo um exemplo de XML que gera a rejeição 585 e a versão corrigida:

XML com erro<ICMSUFDest> <vBCUFDest>1000.00</vBCUFDest> <!-- ERRO: falta pICMSUFDest --> <pICMSInter>12.00</pICMSInter> </ICMSUFDest>
XML corrigido<ICMSUFDest> <vBCUFDest>1000.00</vBCUFDest> <pICMSUFDest>18.00</pICMSUFDest> <pICMSInter>12.00</pICMSInter> </ICMSUFDest>

Como resolver passo a passo

Solução

  1. Informe pICMSUFDest.
  2. Consulte legislação.
  3. Retransmita.

Após realizar as correções, reenvie o documento para a SEFAZ. Se o problema persistir, consulte o suporte do seu sistema emissor ou entre em contato com a SEFAZ do seu estado.

Como prevenir

🛡 Prevenção

  • Valide os dados antes do envio: utilize um sistema que faça pré-validação do XML antes de transmitir à SEFAZ.
  • Mantenha cadastros atualizados: revise periodicamente os dados de emitente, destinatário e produtos.
  • Acompanhe atualizações da SEFAZ: novas regras de validação podem ser implementadas a qualquer momento.
  • Use um sistema com alertas: o Gálago valida automaticamente os dados antes da transmissão, evitando a maioria das rejeições.

Referência técnica

Documentação oficial

MOC 7.0 — Manual de Orientação do Contribuinte:
confaz.fazenda.gov.br/legislacao/arquivo-manuais/moc7-visao-geral.pdf

Portal Nacional da NF-e:
nfe.fazenda.gov.br

Perguntas frequentes

Onde?

Legislação do estado.

Varia?

Sim.

Obrigatório?

Sim.

Cansado de lidar com rejeições?

O Gálago valida os dados antes de transmitir, evitando a maioria das rejeições. Experimente grátis por 21 dias.

Teste Grátis