Saiba o que mensurar no relatório de vendas
O setor responsável pelas vendas é um dos pilares de uma empresa, pois é a partir do número de vendas que as receitas projetadas começam a entrar no negócio. Sendo assim, é preciso muito planejamento, tomar decisões e definição de metas a serem alcançadas. Com isso, saber o que mensurar no relatório é o primeiro passo para conhecer todos os pontos positivos e negativos das vendas da empresa.
É por meio dos parâmetros contidos nesse relatório que o empreendedor irá planejar os próximos passos para otimizar as vendas.
A importância do relatório é geral, pois ele não está restrito apenas o setor comercial da empresa. Um exemplo simples é a relação entre o relatório de vendas e o setor de marketing. Se uma nova campanha publicitária foi desenvolvida, mas o relatório indica que no período posterior à ação de marketing não houve o número de vendas esperados, então fica claro que a campanha estava equivocada.
O relatório de vendas também pode ser útil para o controle de estoque e a linha de produção. O relatório pode destacar uma queda no número de vendas devido a paralisações na linha de produção ou a falta de itens no estoque. Com isso, a missão do empreendedor será evitar que esse tipo de problema volte a ocorrer, ou seja, pelos resultados no relatório de vendas ele deverá desenvolver uma melhor gestão do estoque, além de estratégias para eliminar gargalos que estão comprometendo a linha de produção.
Quais dados e métricas devem fazer parte de um relatório de vendas?
Para que o relatório de vendas seja eficiente e apresente um panorama realista do setor comercial da empresa é preciso que ele contenha alguns dados e métricas essenciais para o negócio. Um detalhe importante é que esses dados e métricas variam de acordo com o tipo da empesa, as operações que ela realiza diariamente, bem como quais resultados devem ser alcançados.
Apesar das particularidades de cada empresa, alguns dados e métricas são universais. O primeiro deles é o ticket médio que analisa o valor médio de compras que cada cliente realiza na empresa. Esse parâmetro nada mais é do que o valor bruto das receitas que entraram na empresa em um determinado período, dividido pelo número de vendas realizadas.
A taxa de conversão é outro dado universal que deve estar presente em qualquer relatório de vendas. O principal objetivo dessa métrica é analisar o retorno em número de vendas quando comparado aos investimentos realizados para que essas vendas acontecessem.
O desempenho dos vendedores é essencial para um relatório de vendas, pois esse dado analisa se os vendedores estão realmente qualificados para converter todo o esforço da empresa em uma venda de fato.
O empreendedor também deve ficar atento ao desempenho quanto ao número de vendas dos itens comercializados na empresa. Portanto, esse dado indicará se um determinado produto tem aceitação junto ao público-alvo do negócio de forma que ele seja rentável para a empresa.
A importância de um software de automação comercial
Todo o trabalho em coletar dados e métricas para serem colocados num relatório de vendas deve ser uma tarefa automatizada e não mecânica e manual, pois, do contrário, haverá mais erros do que soluções. Por isso, é preciso contar com um sistema de automação comercial. A otimização das tarefas por meio do software permite que todos os dados sejam atualizados em tempo real, ou seja, o relatório de vendas final será mais preciso e próximo da realidade da empresa.
Dessa forma, a grande indicação fica por conta do Gálago que é um completo e interativo sistema de automação comercial. Trata-se de uma ferramenta indispensável para qualquer empresa, pois além de ferramentas específicas para montar um excelente relatório de vendas, o Gálago também conta com mais de 150 relatórios gerenciais. Ou seja, o sistema é capaz de auxiliar em todos os setores da empresa desde as vendas até o controle de estoque e também as gestões financeira e administrativa.
Para conhecer um pouco mais clique aqui.