Qual a margem de lucro ideal para minha empresa?
Não importando qual o tamanho da empresa ou sua respectiva área de atuação é necessário ter lucratividade, ou seja, o negócio precisa ser rentável para que a empresa possa evoluir. É fundamental um certo nível de rentabilidade para custear as próprias operações do negócio, bem como gerar lucro.
Dessa forma, um conceito fundamental para o dia a dia da empresa será a definição da margem de lucro ideal. É por meio dele que a empresa poderá evoluir e tornar-se lucrativa. Vale destacar, por exemplo, que o cálculo errado da margem de lucro é um dos principais motivos pelos quais algumas empresas quebram em um período de tempo tão curto.
Determinar a margem de lucro ideal significa saber se a empresa será capaz de ser rentável ou não no curto prazo. Se a resposta for negativa será possível tomar medidas para reverter a situação. E se a ideia de negócio proposta não tem valor para o mercado, então será preciso encontrar outra atividade capaz de dar lucro.
Lucratividade e Margem de Lucro
Um detalhe extremamente importante é que jamais deve-se confundir lucratividade com margem de lucro. O lucro é tudo aquilo que vai sobrar no caixa da empresa depois que todas as operações foram custeadas, os salários dos colaboradores foram pagos e etc.. A margem de lucro, por sua vez, é uma porcentagem ganha em cada venda de um produto ou serviço da empresa. Portanto, essa margem de lucro sobre cada transação é calculada de forma que ela possa cobrir todos os custos para oferecer o produto ou serviço e obter um determinado lucro no final da negociação.
Está claro que uma empresa pode ser lucrativa, no entanto, um determinado produto ou serviço oferecido pode resultar em prejuízos – e isso ocorre quando a margem é tão pequena que não é possível obter lucros individuais nessas operações. Outra situação comum é que um produto ou serviço é muito vendido, mas a margem sobre ele é mínima. Essas são circunstâncias reais, que mostram a importância em saber lidar com a margem de lucro ideal, pois ela deverá ser determinada de tal forma que seja possível oferecer um serviço ou produto e obter lucro com a respectiva venda.
A margem ideal de lucro não está apenas associada ao dinheiro que ficará no caixa da empresa. Ela é de grande valia para o futuro do negócio. Empresas que têm como meta o crescimento e expansão de suas atividades precisam trabalhar com margens de lucro ideais, do contrário será muito difícil manter o estabelecimento aberto por muito tempo.
Como fazer o cálculo da margem de lucro ideal?
Apesar de teoricamente esse parecer ser um conceito um tanto confuso, na prática, o cálculo da margem de lucro ideal não é complicado. Apenas com algumas operações matemáticas básicas já é possível chegar ao resultado final. É preciso apenas ficar atento a detalhes como lucro, preço de venda e o custo envolvido na operação. O custo total representa todas as despesas que a empresa terá para colocar um serviço ou produto à disposição dos clientes. No exemplo em questão esse valor será de R$ 50,00.
Se o preço de venda for fixado em R$ 90,00, então o lucro previsto será de R$ 40,00, que é o preço de venda menos os custos de R$ 50,00. Sendo assim, dividindo-se o lucro de R$ 40,00 pelo valor total de venda de R$90,00 chega-se a uma margem de 0,4444 ou simplesmente 44,44%. Dessa forma, o gestor ou empreendedor responsável pela empresa poderá ajustar essa margem de lucro de forma a encontrar o valor ideal para a empresa ser lucrativa e conseguir suprir seus custos de operação.
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