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Quais as etapas do funil de vendas?

Funil de vendas nada mais é que um conjunto de estratégias para atrair clientes em potencial (ou prospect) até a conclusão da compra de um produto/serviço. É a jornada do consumidor até o fechamento da venda. Este processo também é conhecido como pipeline.

Mas qual o motivo de um nome tão inusitado?

Bem, você deve conhecer qual é a forma de um funil. A parte de cima é mais ampla e vai afinando até chegar ao fundo. Nem todos os consumidores, por qualquer que seja a razão, chegam até lá.

Com as informações abaixo, você conseguirá entender porque o funil de vendas tem sido o aliado de muitas empresas. Veja mais:

TOPO DO FUNIL

Você definiu o público-alvo que vai comprar seu produto ou contratar algum serviço. A partir daí, a meta é atrair clientes (ou prospect) por meio de anúncios online, conteúdos interessantes em redes sociais, blog informativo da empresa ou ebooks.

Ao visualizar um simples anúncio com um “aperte o botão”, por exemplo, o cliente entra no topo do funil. Bem. Ele está interessado.

A página ou site continua no seu processo de atrair o prospect e solicita que ele registre algum dado como nome, WhastApp, e-mail. Então ele vira um lead.

Um vídeo de anúncio do YouTube também pode transformar o cliente em um lead. Basta que veja uma parte do vídeo. Nesta etapa a comunicação é muito simples. Ainda não há a apresentação do produto.

MEIO DO FUNIL

Para atrair leads é preciso criar um diferencial. O cliente que está sendo captado deve se sentir impelido a continuar visitando sua página. Mantenha-o curioso e interessado.

De que jeito?

Por exemplo, se sua empresa está vendendo cursos online, disponibilize a primeira aula gratuita. Materiais em PDF sobre algum assunto específico podem ser encaminhados via e-mail. São maneiras de cativar o cliente e inteirá-lo do seu negócio.

O vendedor, nesta etapa, passa a explicar o produto/serviço. Se o consumidor tem uma “dor”, o produto tem a solução para resolver tal problema.

Porém, lembre-se que o cliente também pesquisa os produtos da concorrência. Se o valor do outro lado for menor, você deve convencer o cliente que o seu produto/serviço é o melhor do mercado e mostrar todas as vantagens que ele terá em adquiri-lo. Nesta fase é muito comum o envio de e-mails com informações relevantes. Contudo, não exagere para não desgastar o cliente e o efeito acabar sendo reverso. Amadureça a tomada de decisão do seu lead.

FUNDO DO FUNIL

Fase final da jornada da venda onde a abordagem já pode ser mais direta para oferecer o produto. Utilize o argumento da escassez. O valor promocional irá se encerrar em X dias ou X horas. A ideia de urgência será formada, forçando o cliente a tomar uma decisão. Enfim, concluída a venda, seu lead se tornará seu cliente.

Importante salientar que nem todos os prospects passam pelas etapas do funil e nem todos seguem a ordem descrita acima.

Aperfeiçoe seu funil de vendas, fique sempre atento e alerta. Se algo não saiu como o esperado, não hesite em modificar sua estratégia.

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