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Principais objetivos do pós venda

Um dos conceitos-chave no mundo dos negócios é a chamada experiência do cliente. Esse conceito tem origem na expressão em inglês “Customer Experience” e diz respeito à experiência do cliente ao se relacionar com uma empresa. Ou seja, trata-se do atendimento, bem como toda a forma de contato entre cliente e empresa, intermediado pelos colaboradores. Essa é uma ferramenta muito importante hoje em dia, pois conquistar novos clientes, e reter aqueles que já fazem parte do negócio, é a principal missão de qualquer empreendimento no século 21.

A experiência do cliente é um bom início para entender o que é pós-venda e sua importância para o negócio. Como o próprio nome já sugere, o pós-venda são ações e contatos que serão direcionados ao cliente, mesmo depois que ele tenha fechado uma compra. Isso é algo fundamental no cenário de mercado concorrido – como é hoje em dia. Criar diferenciais competitivos é uma forma inteligente de fidelizar clientes e atrair o público-alvo.

Já existem vários estudos e pesquisas que indicam que os consumidores preferem as empresas e marcas que estão preocupadas em atender suas necessidades específicas. Ou seja, o estabelecimento deve ser capaz de proporcionar uma experiência personalizada para cada um dos seus clientes. Para isso, o pós-venda será um grande aliado, de forma a manter uma base de clientes fiéis.

Como funciona um pós-venda na prática?

De forma mais direta e resumida, o pós-venda pode ser encarado como todo o suporte que a empresa será capaz de oferecer ao cliente, além de monitorar a experiência dele, uma vez que uma compra tenha sido feita.

Quais são os objetivos com essas ações?

Construir e manter um relacionado mais direto com o comprador, buscar solucionar os problemas dele junto aos produtos ou serviços da empresa, fidelizar clientes, garantir com que os consumidores voltem a comprar, além de construir uma imagem cada vez mais positiva para os clientes em potencial. Todos esses pontos são pilares fundamentais de qualquer empresa que deseja atingir o sucesso.

A empresa deve estar atenta aos dois tipos de pós-venda na estrutura do relacionamento com o cliente: ativo e receptivo. No ativo o contato é feito de forma direta junto ao cliente para descobrir qual foi a experiência e o que poderia ser melhorado, é nessa etapa que é construído o relacionado com o cliente. Já o pós-venda receptivo, tem como objetivo atender as necessidades do cliente com relação aos produtos e serviços da empresa, visando, assim, a fidelização.

Qual a importância do pós-venda?

Essa forma de lidar com o cliente depois da compra é uma garantia de aumento da retenção de clientes. Se a empresa está disposta a solucionar os problemas dos clientes, mesmo depois da compra, eles tendem a adquirir produtos/serviços nessa empresa novamente. Essa é uma forma inteligente de melhorar a experiência do cliente, bem como identificar problemas que devem ser corrigidos.

Outro grande objetivo de qualquer negócio é agregar valor aos produtos vendidos ou serviços prestados. O pós-venda permite que esse objetivo seja alcançado de forma mais eficiente. Com as demandas e necessidades dos clientes em mãos, é mais simples definir estratégias que agregam valor àquilo que é oferecido ao cliente.

O suporte diferenciado ao cliente garante maior vantagem competitiva da empresa no mercado. Isso é algo fundamental, por exemplo, no caso de negócios que trabalham com nichos específicos de público-alvo. Além disso, com as informações coletadas no pós-venda é possível personalizar cada vez mais o atendimento com ações de marketing e ações publicitárias focando naquilo que o cliente mais está interessado.

Automatizando tarefas com o Gálago

Automatizar tarefas também é algo fundamental para os negócios modernos. Por isso, contar como Gálago, um completo sistema de automação comercial, é uma vantagem para expandir a empresa e conseguir mais lucro. Com as ferramentas do Gálago o gestor terá mais embasamento para tomar as decisões que influenciam diretamente no faturamento, bem como o lucro da empresa. São mais de 150 relatórios gerenciais que cobrem todos os setores do negócio de forma a integrar toda a empresa.

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