Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
youremail@yourdomain.com
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us

Práticas essenciais para manter o controle financeiro

Você sabe como anda a saúde financeira da sua empresa?

Apesar de o mercado estar cada vez mais competitivo, muitos negócios ainda não se atentam a boas práticas de gestão financeira para terem uma noção real de como anda o desempenho empresarial. Em tempos de mercado cada vez mais competitivo, ter um bom controle financeiro é essencial, não apenas para saber se a empresa realmente dá ou não lucro, mas para que transformações que permitam vislumbrar horizontes ainda maiores sejam possíveis.

Quer saber mais?

O controle financeiro é importante, pois, é por meio dele que o empreendedor terá consciência de como realmente estão indo os negócios, possibilitando uma melhor tomada de decisões. Compreender se a empresa consegue se organizar minimamente nas finanças é um bom ponto de partida. Situações em que as contas pessoais se misturam com as contas da empresa, o controle de caixa quase inexiste – com entradas e saídas não sendo devidamente registradas, ligam o sinal vermelho, indicando que, provavelmente, a empresa possui dificuldades em seu controle financeiro.

Mas há algumas práticas que podem ser seguidas para começar a mudar esse panorama. Veja algumas dicas:

1 – Mantenha um controle de estoque eficaz

O controle de estoque possui influência direta na gestão financeira da empresa. É importante compreender a sazonalidade dos produtos vendidos, especialmente nos empreendimentos do varejo. Se por um lado o excesso de estoques é péssimo, pois, na prática, significa dinheiro parado, a falta de estoques é tão ruim quanto, já que pode dificultar a relação da empresa com o consumidor que vai até o negócio buscando uma mercadoria e não a encontra, além de gerar um prejuízo financeiro já que a empresa perdeu uma oportunidade de venda.

2 – É essencial acompanhar o controle de caixa

Ao não registrar continuamente entradas e saídas, a empresa pode ter a falsa sensação de que tudo está indo muito bem, quando, na realidade, o negócio pode até mesmo estar dando prejuízo. O mau controle das entradas e saídas também dificulta o controle de contas a pagar, podendo acarretar multas e cobranças de juros por conta de pagamentos realizados fora do prazo. O bom acompanhamento do fluxo de caixa também permite observar as anteriormente citadas sazonalidades nas vendas, bem como facilita a separação do capital de giro e do capital de reserva da firma.

3 – Faça um planejamento e siga-o com disciplina

O planejamento financeiro deve ser feito anualmente e seguido com o máximo de disciplina. Ao estabelecer um planejamento financeiro para o ano da empresa – e acompanhar de forma periódica os dados para saber se o que foi planejado está sendo cumprido – fica mais fácil tomar decisões de acordo com as mudanças que podem ocorrer ao longo do ano. Assim, é mais simples saber quando e como cortar gastos e onde a empresa poderá realizar investimentos.

Muitas das informações relevantes para o controle financeiro da empresa podem acabar se perdendo caso não exista uma boa organização dos documentos e informações relevantes para o gerenciamento das finanças do negócio. Além disso, é comum que ocorram falhas humanas no momento de realizar cálculos financeiros, que ainda que sejam pequenos, podem causar grandes problemas no longo prazo. Para evitar que isso ocorra, os sistemas de automação surgem como uma solução que permite não apenas uma melhor organização dos dados da empresa, ao integrar todos os setores em um único sistema, como também trazem mais segurança ao automatizar processos que, até então, precisam ser realizados por um ou diversos funcionários, evitando falhas humanas e elevando a produtividade da equipe.

Gálago

O Gálago oferece um sistema de automação comercial completo, capaz de auxiliar sua empresa a ter uma gestão financeira mais eficiente. Ao integrar todos os setores do negócio em um único sistema, contando com mais de 150 relatórios gerenciais que auxiliam na aplicação de margens corretas, controle de estoque, mapas e muito mais, o Gálago garante maior produtividade e lucratividade ao seu negócio.

Saiba mais sobre o Gálago.