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Por que manter uma boa gestão de compras para sua empresa?

A sobrevivência de uma empresa tem relação direta com o bom funcionamento dos seus processos internos, por isso a gestão de compras tem uma função estratégica dentro da organização. É um conjunto de estratégias que ajudam no processo de aquisição de insumos para produção ou mercadorias para venda, bem como dos materiais necessários para o dia a dia da empresa, como o material de escritório, por exemplo.

A gestão de compras envolve o planejamento, monitoramento e distribuição dos insumos ou mercadorias, a administração dos fornecedores e o gerenciamento do estoque. É muito importante que o responsável por essa tarefa tenha um bom relacionamento com os demais setores da empresa, para que possa analisar e planejar corretamente a demanda dos insumos, tanto para uso administrativo quanto para produtos e serviços.

As resoluções do departamento de compras podem impactar muito no funcionamento da empresa, por exemplo, caso as compras da matéria-prima não sejam suficientes para realizar a produção de um determinado pedido, o processo produtivo será prejudicado, afetando, também, a credibilidade da empresa diante do cliente que não receberá o produto esperado. Alinhar as compras com a demanda de vendas efetivas é uma estratégia que pode auxiliar na gestão. .

É possível afirmar que as decisões de compra podem comprometer profundamente os recursos financeiros da empresa, por isso é importante investir no planejamento. Assim como é necessário selecionar fornecedores com boa reputação no mercado e manter um relacionamento saudável com eles, além de usar estratégias de negociação assertivas para que as entregas dos insumos, mercadorias ou serviços sejam realizados conforme o combinado.

A gestão de compras visa garantir os suprimentos necessários para o funcionamento da empresa, bem como busca estratégias que ajudem a reduzir os custos e manter a qualidade dos materiais adquiridos que, por sua vez, aumentarão a eficiência operacional da organização, evitando assim problemas como a parada do processo produtivo ou a perda de clientes importantes.

O planejamento e controle de estoque também estão incluídos na gestão de compras, pois ajudam a manter a vantagem competitiva da empresa perante o mercado. As atividades operacionais da organização não podem ser realizadas sem os insumos necessários, por isso eles devem ser gerenciados de maneira correta para evitar prejuízos.

O planejamento e controle de estoque vão além de organizar o espaço físico para armazenagem de produtos ou insumos, esse trabalho facilita as operações diárias dentro da empresa, mas não é suficiente. É importante que os materiais necessários estejam presentes em quantidade e qualidade certa.

O controle de estoque ajuda a otimizar os investimentos da empresa, pois facilita a análise daquilo que entra e sai do estoque, seja em forma de matéria-prima ou produtos acabados. Evita prejuízos financeiros e operacionais relacionados à falta ou excesso de estoque ou, ainda, pode ajudar a detectar furtos ou desvios dentro da empresa.

Um sistema de automação de gestão de estoque é uma ferramenta essencial para auxiliar na lucratividade da sua empresa. O Gálago dispõe de um ótimo sistema que apresenta diversas vantagens, dentre elas o cálculo automático do custo médio do estoque, considerando o frete, a substituição tributária, entre outros custos da compra, bem como a quantidade de reposição de cada produto. Clique aqui e saiba mais.