Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
youremail@yourdomain.com
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us

Por que a previsão de demanda é importante?

Um equilíbrio essencial para o bom funcionamento de uma empresa é o balanço entre conseguir atender a toda demanda sem encher demais o estoque e ficar com produtos parados. Para garantir que esse equilíbrio seja alcançado, é necessário realizar uma previsão de demanda, isto é, utilizar dados e informações de seu histórico de vendas e de seus clientes para estimar, de maneira assertiva, o quanto cada produto ou serviço será procurado. realizar uma previsão de demanda no seu negócio traz uma série de benefícios. Veja mais:

1- Possibilidade de rastrear vendas

Se a sua empresa espera receber mais pedidos e vender mais em determinada época do ano, por exemplo, será necessário contratar funcionários para atender os clientes de forma satisfatória. A previsão de demanda, quando realizada de maneira adequada e profissional, fornece aos gestores quais são os períodos nos quais há necessidade de aumentar o número de funcionários.

2- Mais facilidade no controle de custos

Com uma projeção de quais produtos sairão mais ou menos, é possível comprar com antecedência, garantindo menores preços de matérias-primas. Ou seja, com essa previsão você poderá elaborar um orçamento mais fiel à realidade e, em muitos casos, até evitará despesas desnecessárias. Isso porque a projeção indicará quais investimentos podem ficar em segundo plano e quais devem ser o foco da empresa para o momento.

3- Elaborar melhores estratégias de venda

Imagine se você pudesse saber com dados e informações confiáveis qual dos seus produtos não terá uma boa venda futura? Com a previsão de demanda isso é possível. Assim você poderá criar estratégias de propaganda ou mudança de preços de acordo com as projeções indicadas por um software, à prova de erros humanos.

Essa ferramenta possui diversos benefícios que vão aumentar a lucratividade e eficiência de seu estabelecimento. Veja quatro passos para realizar essa previsão de demanda:

1- Delimite objetivos claros

Antes de iniciar o processo de previsão é essencial decidir quais objetivos são almejados e determinar prazos para cada um deles. Somente com esse planejamento será possível decidir o período que se deseja prever, por exemplo: pode-se realizar uma projeção para os próximos anos ou, caso a ideia seja mapear o futuro em longo prazo, para a próxima década. Muitas empresas iniciam a previsão de demanda, mas não prosseguem devido à falta de planejamento, metas ou objetivos.

2- Escolha o melhor método para sua empresa

Existem muitos métodos de coletar informações sobre seu histórico de vendas. Elas são divididas, basicamente, entre métodos estatísticos ou de pesquisa. Os estatísticos são considerados mais elaborados e incluem padrões econômicos e projeção de tendência. Já os de pesquisa abrangem pesquisas pontuais aos clientes, sendo, portanto, mais simples.

3- Reúna dados

Essa é a etapa mais trabalhosa para empresas que estão realizando previsão de demanda pela primeira vez. Consiste em coletar toda informação sobre as vendas passadas, sejam informações já cadastradas em arquivos da empresa, sejam aquelas que serão registradas pela primeira vez.

4- Estime e interprete os resultados

Uma série de números e fórmulas não fará diferença no resultado de sua empresa se não for interpretada corretamente. Pode parecer uma tarefa muito difícil e, de fato, não é simples, mas com o Gálago se torna possível para qualquer empresa.

O Gálago é um sistema de automação comercial que cuida de tudo para que seu estabelecimento cresça e dê lucro. Com uma plataforma interativa e completa, é essencial para que você consiga tomar decisões corretas, baseadas em informações claras que facilitam o entendimento. Conte com quem tem mais de duas décadas de experiência em elevar o nível de empresas, com qualidade, tradição e tecnologia. Clique aqui e saiba mais.