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Motivos para apostar na Gestão de Pessoas

Pensar em gestão de pessoas é considerar as transformações que ocorreram ao redor do mundo, pois isso afeta as relações de trabalho e, naturalmente, essas mudanças atingem também a gestão de pessoas no ambiente organizacional e nos diversos setores do contexto corporativo.

O ponto de partida para que seja possível realizar importantes reflexões com relação às mudanças ligadas à gestão de pessoas é compreender que é algo compartilhado, sendo uma responsabilidade que não se restringe exclusivamente ao departamento de Recursos Humanos de uma empresa ou mesmo ao departamento pessoal do setor administrativo.

Dessa forma, considere os principais motivos para apostar na gestão de pessoas da sua organização, pois adotar essa prática de maneira eficiente contribui de forma positiva para o desenvolvimento das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Potencializar a liderança

A gestão de pessoas é uma competência de qualquer liderança. É uma responsabilidade dos gestores, mesmo que a empresa tenha um departamento de recursos humanos.

É possível ampliar essa percepção e compreender que a estrutura dentro de qualquer organização é colaborativa. Por exemplo, ao pensar no departamento financeiro, comercial, de produção e de marketing, cada um desses departamentos possui a presença de um líder para determinada equipe, seja pequena, média ou grande, mas ali então é possível perceber a gestão de pessoas permeando todos esses setores.

Definir melhor as funções

Cuidar de pessoas, pensar em todos os processos que envolvem essas pessoas, desde a captação e o devido posicionamento, treinamento, reconhecimento, remuneração e até mesmo excesso de desligamentos, são situações que acontecem corriqueiramente dentro das empresas.

É importante que os líderes atuem proativamente de forma a movimentar as "peças" corretas para cada uma das funções dos seus departamentos.

Valorização das pessoas

A importância da liderança como fator essencial às noções de gestão de pessoas contribui para a valorização e qualidade de vida no ambiente de trabalho. O gestor deve atuar de forma segura, responsável e que ao mesmo tempo estimule os funcionários e demais colaboradores a gerar resultados para as organizações.

Um equívoco que muitos gestores cometem é acreditar que investir ou pensar em gestão de pessoas é algo distante dos resultados, interesses e objetivos das organizações. Porém, com todo o avanço tecnológico, por mais piegas que seja falar em globalização, o capital humano ainda continua sendo o elemento mais importante em qualquer empresa.

Isso significa que os colaboradores não podem ser meramente replicados, e devem ser compreendidas da melhor forma possível, dentro da sua individualidade e nos aspectos de contribuição para o crescimento organizacional, gerando lucros e contribuindo em todas as perspectivas da empresa, impactando positivamente para a prosperidade financeira e nas relações positivas da organização.

Agregar valor à organização

É possível desenvolver autoconhecimento ao investir em ferramentas profissionais que possam ajudar a empresa a trazer conhecimento e valorização para a equipe, inclusive para o próprio gestor.

Nesse contexto, o feedback é uma ferramenta muito poderosa, mas que eventualmente as pessoas podem não saber aplicar. A equipe precisa opinar e sentir que tem um espaço que reconhece e valoriza a sua produtividade e atuação funcional.

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