Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
youremail@yourdomain.com
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us

Dificuldades que emperram a inovação em seu negócio

Para que o projeto de inovação tenha sucesso, o gestor precisa estar integrado a todos os processos e atividades da empresa.

Com um mercado cada vez mais exigente, inovar dentro das empresas se tornou palavra de ordem. Isso porque as mudanças já não podem ser vistas apenas como tendências. Se reinventar é um comportamento essencial para todos os negócios que buscam ser mais competitivos. Essa não é uma ferramenta somente para quem quer “resolver um problema” e, sim, para o empresário que busca atrair mais clientes, oferecer bons produtos e serviços e alcançar melhores resultados. Entretanto, o que na teoria pode parecer simples, acaba sendo muito mais difícil na prática. Uma série de obstáculos podem impedir que a empresa alcance bons resultados quando decide mudar.

Para entender melhor como inovar e onde estão os erros na hora de colocar essas ações em prática, conheça alguns fatores que podem emperrar todo esse processo:

A cultura da empresa

Da mesma forma que a cultura empresarial pode ser uma alavanca para que a inovação saia do papel, ela também pode se tornar um dos maiores obstáculos. No caso de empresas com uma cultura mais conservadora, dificilmente os gestores aceitarão novas ideias e isso pode colocar tudo a perder. Dessa forma, não adianta que o colaborador ou a equipe, por exemplo, apresentem novas ideias se não houver um ambiente propício ao diálogo para entender, acolher e executar essa ideia inovadora. Nesse caso, é preciso transformar a cultura corporativa para que a inovação ganhe espaço.

A continuação da ideia

Ter ideias inovadoras pode ser a parte mais simples e fácil de todo esse processo. Difícil mesmo é tirar o projeto do papel. Alguns dos entraves podem estar ligados à falta de esforço – ou mesmo de vontade – para colocar o plano de renovação em prática. Em muitas empresas, as iniciativas inovadoras até começam a ser aplicadas, mas em pouco tempo são abandonadas pela organização. E isso, geralmente, acontece porque os envolvidos não conseguem desenvolver as práticas para dar sequência ao processo dentro do chamado ciclo de evolução. Dessa forma, sem a cultura da continuidade, as chances do projeto de inovação fracassar são grandes. Uma possível solução é designar uma equipe ou pessoa específica para cuidar dessa ação.

Recursos limitados

Além de ter uma ideia inovadora e designar pessoas para tirar essa ideia do papel, também é importante que a empresa reserve recursos para que a mudança possa de fato acontecer. E é nesse ponto que a maioria das boas iniciativas encontram grandes obstáculos. Muitas empresas querem inovar, mas sem gastar para que isso dê certo. Investir é fundamental para se conseguir tanto as melhores pessoas quanto a tecnologia necessária.

Falta de tempo e excesso de trabalho

Há empresas que, para inovar, estabelecem métodos que podem colocar os colaboradores em situação de pressão intensa para produzir mais em menos tempo. Dessa forma, fica quase impossível investir nesta ação. Dois elementos são fundamentais para que novidades sejam implantadas: foco e tempo. Sem isso não há condições para que os colaboradores desenvolvam o trabalho com qualidade, o que pode comprometer o resultado do projeto.

Para que o projeto de inovação tenha sucesso, o gestor precisa estar integrado a todos os processos e atividades da empresa. Uma saída pode ser o uso de um sistema de automação comercial. O Gálago atua nesse segmento e com o sistema é possível que o gestor faça o acompanhamento de todos os departamentos da empresa. Tudo sem a necessidade de que ele esteja presente, já que o sistema audita todas as ações e faz a emissão de relatórios. E assim o empresário ganha em tempo, qualidade e condições para investir na melhor estratégia de crescimento do negócio.

Para mais informações clique aqui.