Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
youremail@yourdomain.com
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us

Dicas para realizar um bom planejamento financeiro para 2021

Empreender ou administrar um negócio requer um bom conhecimento de gestão financeira e como aplicar esse conhecimento no dia a dia da empresa.

Um dos principais pontos quando o assunto é a parte financeira do negócio é o planejamento financeiro. Financiar as próprias operações é fundamental para que a saúde financeira da empresa continue em bom estado, e isso só será possível se o planejamento financeiro for realizado de forma a prever os cenários econômicos da empresa no curto e longo prazo.

Um bom planejamento financeiro nada mais é do que projetar as receitas que vão entrar no caixa da empresa e o que sairá do caixa como resultado do custeio das operações internas. Ou seja, essa prática na empresa irá permitir com que o gestor consiga antecipar cenários futuros analisando o ambiente interno e externo de forma a conseguir tomar decisões quanto às metas a serem alcançadas para que os resultados projetados sejam uma realidade.

Dessa forma, é possível ter uma noção de tudo aquilo que acontece no cenário financeiro do negócio. Todas as entradas e saídas serão registradas e o gestor poderá acessar tais dados facilmente para acompanhar o desenvolvimento do negócio e comparar com aquilo que foi projetado no planejamento.

Dicas para começar um planejamento financeiro de sucesso em 2021

Uma dica fundamental para montar um bom planejamento financeiro ao longo de 2021 é começar entendendo qual a real situação da empresa, ou seja, é preciso analisar todos os dados financeiros disponíveis relacionados às suas operações.

Isso inclui as receitas dos últimos meses, receitas estimadas para os próximos meses, quantidade de dívidas pendentes, valores a pagar e a receber, dados do estoque, capital de giro disponível, além de outros dados. Reunir todas essas informações permite começar o planejamento de forma realista.

Com a situação financeira da empresa em mãos é hora de começar a traçar os cenários possíveis para médio e longo prazo. Essa etapa depende fundamentalmente da situação atual da empresa e a capacidade de conseguir gerar mais receitas. Por isso, é preciso saber se haverá mais demandas do que existem atualmente e, portanto, o cenário será otimista. No cenário realista não há previsão de grandes crescimentos, mas a atual demanda pode ser mantida tranquilamente. Por fim, o cenário pessimista é aquele no qual a empresa pode enfrentar grandes riscos.

Cortar custos é sempre uma prioridade para qualquer planejamento financeiro. Para começar 2021 com uma folga no orçamento a dica é entrar em contato com fornecedores e renegociar contratos. Se outras opções com custo-benefício mais interessantes surgirem no mercado é recomendável começar a pensar em trocar de fornecedores.

O planejamento financeiro também deve conter metas e objetivos que devem ser alcançados. Essa é uma maneira mais simples de identificar problemas nas operações da empresa e definir como eles serão superados. Com isso, é mais fácil saber se determinados setores estão conseguindo entregar aquilo que era esperado inicialmente.

Controlar o fluxo do caixa por meio do registro de todas as receitas que estão entrando e saindo da empresa é outra dica muito importante para um planejamento financeiro. Essa é a maneira mais utilizada nas empresas para manter o controle das receitas em dia.

Integrar todos os setores da empresa é uma prática muito importante e que ajuda o gestor quanto no controle dos processos internos da empresa. Sendo assim, é possível identificar com mais facilidade se os resultados entregues por cada setor condizem com o que foi estabelecido no planejamento. Além disso, tal procedimento permite um maior controle dos custos internos para que seja possível identificar potenciais reduções.

Gálago

Para conseguir montar um planejamento financeiro de qualidade é necessário ter o auxílio de um software de gestão.

O Gálago é um dos mais completos do mercado e que atua em todas as áreas da empresa, permitindo ter um maior controle das compras, gestão de estoque profissional, tomada de decisões corretas, análise do fluxo de caixa, entre diversas outras vantagens.

Para mais detalhes sobre o Gálago, basta acessar o site, clique aqui.