Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
youremail@yourdomain.com
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us

Dicas para realizar o fechamento mensal e manter o controle financeiro

Ao trabalhar com um sistema integrado, registrando todas as operações, é possível perceber que os dados vão se cruzando e uma área da empresa favorece a outra.

O fechamento mensal pode parecer mera burocracia, contudo, a partir dele, será possível analisar todas as operações financeiras e quais os gargalos, problemas, e causas de prejuízo precisam ser trabalhados. Também proporciona a identificação das melhores práticas e fontes de lucro que podem ser impulsionados para melhorar os resultados dos próximos períodos.

É por isso que o fechamento mensal financeiro precisa de atenção especial. Empresas que fazem apenas o fechamento anual – para fins de DRE ou contabilidade – perdem uma grande chance, a cada mês, de melhorar o seu negócio. Sem contar que procedimentos rotineiros vão dando um ritmo ao trabalho e ajudando a manter os dados organizados. Qualquer problema de registro que seja identificado neste procedimento será mais facilmente resolvido se identificado o quanto antes. Além disso, a análise dos resultados mensais auxilia o gestor a saber se está indo de acordo com as metas e objetivos estipulados no início do ano ou se precisa repensar as ações futuras.

Como fazer um fechamento mensal financeiro eficiente?

Em primeiro lugar, para que o fechamento mensal seja eficiente é essencial que ele seja priorizado. Demandas que parecem mais urgentes que uma tarefa aparentemente mais burocrática surgem todos os dias e, no período do fechamento do mês, não é diferente.

É necessário contar com todos os colaboradores e, neste aspecto, quanto mais convencido o gestor estiver sobre a importância dos procedimentos de fechamento mensal, mais fácil será manter todos engajados nesta missão. Compartilhar os números (ou pelo menos parte) do fechamento com a equipe também é uma forma de envolver todas as pessoas e mostrar quais foram os resultados do esforço ao longo do mês.

Depois de priorizar o fechamento mensal e obter o apoio de toda a equipe, é hora de se organizar para o fechamento. Isso pode começar no início do mês, quando cada colaborador tem ciência das tarefas que serão realizadas ao longo do período, de forma a tornar o fechamento o mais eficiente possível. Hábitos como nomear corretamente os documentos ao salvá-los e manter os arquivos e registros de maneira lógica, podem ajudar muito na época de efetuar o fechamento mensal.

E, por último, uma dica para realizar um fechamento mensal eficiente: ter um software de automação comercial.

Como um software de automação comercial pode ajudar?

Ao trabalhar com um sistema integrado, registrando todas as operações, é possível perceber que os dados vão se cruzando e uma área da empresa favorece a outra. Por exemplo, quando o setor de compras importa uma nota fiscal de entrada de produtos, permite gerar as contas a pagar daquela nota, agilizando o processo de registro de entradas e saídas, pagamento de contas, fluxo de caixa, entre outros. E, na hora de fazer o fechamento, todos os dados já estão salvos, sendo necessário apenas produzir relatórios gerenciais.

O Gálago é um sistema que integra todas as áreas da empresa, automatizando seus processos ao máximo e inovando as rotinas gerenciais. Com o Gálago é possível otimizar a produtividade e dedicar o tempo a outras áreas da empresa. Para saber mais, clique aqui.