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Dicas para acompanhar os indicadores de vendas

Bons gerenciamento e planejamento são práticas essenciais para que um negócio consiga entregar os resultados esperados. É por meio de muito planejamento e gerenciamento que será possível medir os resultados entregues, bem como saber quais os problemas que impedem um bom desempenho em determinado setor da empresa.

Uma das principais estratégias para acompanhar a entrega de resultados é acompanhar os indicadores de vendas. Essa ferramenta é bastante útil em qualquer empreendimento, pois, com ela, o empreendedor terá acesso a todos os dados referentes aos números de saídas. Com isso, será possível saber o quão próximo do cenário planejado as vendas estão. Além disso, caso a empresa esteja atravessando dificuldades, também é possível medir a distância entre o número de vendas e aquilo que é considerado o mínimo necessário para que o negócio continue de pé.

Em ambos os casos, esses indicadores serão importantes quanto à tomada de decisões. Uma vez que um panorama geral estará disponível, é possível encontrar soluções para corrigir gargalos e demais entraves que estão prejudicando as vendas. E se os números já são os esperados, então, os indicadores podem ser vistos como uma forma de tomar decisões no sentido de expandir as operações da empresa no mercado.

Dessa forma, os indicadores de vendas mostram-se essenciais para que o planejamento e gerenciamento do negócio tomem como base os números mais realistas das operações da empresa. Por meio dos indicadores será muito mais fácil identificar as estratégias que estão dando resultados, bem como aquelas que não entregam o esperado ou, simplesmente, são estratégias erradas para o tipo de negócio em questão e devem ser descartadas ou substituídas.

Quais os principais indicadores de vendas?

O número de leads gerados deve ser um indicador obrigatório em qualquer empresa que atua na área de vendas. Os leads são definidos como os clientes em potencial, ou seja, o público alvo que a empresa pretende atingir. Sendo assim, os leads gerados são aqueles que efetivamente tornam-se clientes uma vez que o produto ou mercadoria além dos diferenciais da empresa os agradaram.

A eficiência da equipe de vendedores também é algo extremamente importante para uma empresa. Por isso, acompanhar o indicador de taxa de conversão é essencial para medir esse parâmetro e se ele é aceitável ou não. Com isso, esse indicador fará uma relação entre as oportunidades de vendas juntamente com as vendas que foram consolidadas.

O custo de aquisição por cliente (CAC) também é uma informação indispensável para uma empresa. Como o próprio nome já sugere, esse indicador tem a missão de analisar os custos para que uma pessoa do público alvo torne-se cliente de fato. A importância desse indicador está atrelada ao fato de que esse custo não pode comprometer as operações da empresa.

Também merece destaque nessa lista o ticket médio. Esse indicador está diretamente ligado ao faturamento da empresa, pois é por meio dele que é possível medir o gasto médio por produto ou mercadoria por parte dos clientes. Ou seja, ele mede quanto um cliente está disposto a gastar, em média, para adquirir produtos na empresa.

Gálago

Além de conhecer os indicadores de vendas é preciso saber como usá-los na vida real. Como aumentar a taxa de conversão? De que forma a empresa pode diminuir o ticket médio e gerar mais faturamento? Quais os passos para diminuir o custo de aquisição por cliente? Todas essas perguntas e as estratégias a serem montadas tornam-se mais fáceis com o auxílio de um software de automação comercial, como o Gálago.

Um completo sistema de automação comercial que pode ajudar no crescimento da empresa bem como melhorar a lucratividade do negócio. Com ele, a tomada de decisões será mais eficiente, pois o Gálago trabalha com uma grande base de dados que pode ser atualizada em tempo real. São mais de 150 relatórios gerenciais que vão tornar a tomada de decisões um processo simples e natural no ambiente administrativo da empresa. Além de ferramentas para ajudar no uso dos indicadores de vendas os clientes do Gálago ainda podem contar com módulos específicos, frente de caixa, módulo retaguarda para controle de estoque, gerenciador de notas fiscais e muitos mais. Clique aqui e entre em contato.