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Como definir as formas de pagamento?

Com um mercado a cada dia mais competitivo, é cada vez mais importante tanto para lojas físicas como para lojas virtuais buscarem meios de atender melhor às demandas do consumidor, fidelizando os clientes que compram no estabelecimento e buscando maneiras de atrair novos consumidores.

Um dos aspectos mais importantes de uma loja, seja física ou virtual, são as formas de pagamentos disponibilizadas para os clientes – o que pode impactar diretamente na decisão de uma pessoa comprar ou não uma mercadoria. Conhecer os fatores que devem ser considerados na hora de escolher os meios disponíveis, é fundamental para o bom andamento dos negócios. Veja mais:

Como definir as formas de pagamentos

O primeiro passo para definir quais serão as formas de pagamento disponíveis, é conhecer o perfil típico do consumidor das mercadorias vendidas pela empresa. É importante compreender se o público-alvo do negócio costuma realizar mais pagamentos à vista, parcelados no cartão, se gostam de pagar em dinheiro em espécie (no caso de estabelecimentos físicos) e assim por diante. Desse modo, evita-se perder clientes para concorrentes que oferecem produtos similares aos da empresa, mas que contam com formas de pagamentos que agradam mais ao perfil de consumidor que o estabelecimento costuma atender.

Consequentemente, também é relevante observar o que é oferecido pelos concorrentes diretos do estabelecimento no mercado. Para tanto, é importante analisar não apenas os meios de pagamentos disponibilizados pela concorrência, como também as condições. Em outras palavras, a empresa pode dispor de venda parcelada no cartão de crédito, mas talvez as condições ofertadas, como o limite do parcelamento (e se é ou não cobrado juros sobre ele), pode ser inferior ao observado nos concorrentes, podendo colocar o estabelecimento em desvantagem no mercado. Por outro lado, é essencial ter atenção ao tipo de produto comercializado e seu respectivo valor. As condições oferecidas pelos concorrentes diretos podem não ser possíveis de serem aplicadas no estabelecimento por, por exemplo, reduzir demasiadamente a margem de lucro.

O perfil das mercadorias vendidas pela empresa também deve ser considerado na decisão. Estabelecimentos que trabalham com produtos de pequeno valor, podem não ter margem para oferecer parcelamentos, mas negócios que trabalham com mercadorias de valores mais altos, como eletrônicos, provavelmente devem ficar muito atrás dos concorrentes se não oferecem boas condições de parcelamento no cartão de crédito.

Outro aspecto relevante na escolha, são os prazos para recebimento dos valores. Embora oferecer a possibilidade de parcelamento em compras possa ser quase uma obrigação para certos tipos de negócios, os prazos para recebimento devem estar sempre alinhados com o fluxo de caixa do negócio.

Ao realizar o parcelamento de uma venda, o administrador do negócio até pode ter a opção de adiantar o recebimento desse dinheiro, porém, as taxas cobradas nesse caso são sempre maiores. Ou seja, é fundamental alinhar os prazos para recebimento do dinheiro, que varia de meio para meio de pagamento, com o fluxo de caixa da empresa; seja para não gerar desequilíbrios pelos prazos serem grandes demais e não compatíveis com o fluxo, seja pelas taxas cobradas reduzirem de forma considerável a margem de lucro do negócio.

Software de automação comercial

Para não errar na hora de escolher quais formas de pagamento estarão disponíveis para os consumidores da empresa, o administrador do negócio deve possuir uma série de dados e informações, internas e externas, que auxiliem na tomada de decisão. Especialmente no caso dos dados internos, nos quais, erros, ainda que poucos, podem gerar um grande desalinhamento no fluxo de caixa do negócio, ter essas informações sempre organizadas e com fácil acesso, é o ideal para evitar problemas e aumentar a produtividade.

Usar a tecnologia disponível a seu favor, como o sistema de automação comercial oferecido pelo Gálago, que realiza o gerenciamento desses dados de forma completa e interativa, contando com mais de 150 relatórios gerenciais que auxiliam na tomada de decisões, não apenas facilita a organização e o processamento dessas informações, como eleva consideravelmente os lucros da empresa.

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