Como calcular o Ticket Médio
Indicadores de performance são fundamentais para medir o crescimento de uma empresa. Existem diversos tipos e, alguns deles, por exemplo, são próprios para avaliar dados referentes a vendas. Esse é o caso do ticket médio, um indicador de desempenho que serve, não apenas para mostrar se as vendas estão boas, mas, também, para o planejamento e tomada de decisões comerciais.
O ticket médio pode ser utilizado em qualquer negócio. Com ele, a equipe comercial consegue descobrir a média do valor que cada cliente gasta com produtos ou serviços. Esse indicador de desempenho é fundamental para que a empresa perceba quantos negócios têm sido fechados por período, se esse valor é satisfatório e, caso não seja, mostra que ações precisam ser tomadas ou modificadas.
Como o Ticket médio interfere nas tomadas de decisões?
Determinar esse dado garante tomadas de decisões mais acertadas para o processo de vendas. De repente, ao analisar essa informação descobre-se, por exemplo, que existem muitos clientes que adquirem os produtos da empresa, porém, o gasto nesse consumo é muito baixo. Diante disso, uma boa decisão pode ser a de aumentar o mix de produtos. Assim, o cliente é levado a comprar mais.
Em uma loja de roupas isso pode ser feito adicionando acessórios e sapatos ao catálogo de peças. Logo, ao comprar uma calça, o cliente estará mais suscetível a comprar também outros produtos, como um cinto, para utilizar junto com a peça.
Aumentar o mix de produtos é apenas uma das ações que podem ser tomadas para aumentar o ticket médio de uma empresa. Esse dado também serve como base para mudanças nas campanhas, anúncios e outros tipos de publicidade. Afinal, se os clientes estão consumindo menos do que deveriam por compra, há muitos fatores envolvidos e, nem sempre, estão relacionados apenas aos tipos e quantidade de produtos disponíveis no negócio.
O dado também pode mostrar que as campanhas feitas para fidelizar clientes não estão surtindo efeito, ou pior, sequer estão sendo desenvolvidas. Além disso, pode indicar a necessidade de criar combos ou promoções. Tudo isso será percebido depois de descobrir se os clientes estão comprando o suficiente.
Como calcular o ticket médio?
Para descobrir o ticket médio de uma empresa é necessário analisar o total de receitas de vendas realizadas em determinado período e cruzar com o número de clientes que compraram nesse mesmo período. A partir disso, será possível determinar o valor que cada um deles investiu na compra feita na empresa.
O passo a passo é o seguinte:
Determinar o período que será analisado, pode ser um mês;
Descobrir a quantidade de vendas feita no período definido e qual o valor gasto em cada compra.
Supondo que em um mês foram efetuadas 10 vendas da seguinte forma:
3 vendas de R$900.00
3 vendas de R$1000.00
2 vendas de R$ 1500.00
1 venda de R$ 800.00
1 venda de R$ 500.00
O total das vendas foi de: R$4.700.
Em seguida, basta dividir pelo número de clientes que compraram, no exemplo acima foram 10. Sendo assim, o ticket médio do exemplo é de R$470.00.
Ticket médio e uso de sistemas de automação
Uma das melhores maneiras de avaliar o ticket médio da empresa, em termos de análise de informações, é implementar um sistema de automação. Esse tipo de sistema otimiza os processos, controlando a quantidade de vendas e quantidade de clientes em determinados períodos.
A partir disso, fica mais fácil estipular o ticket médio, uma vez que o sistema entregará o valor de ambos, bem como pensar em soluções estratégicas para a solução de um possível ticket médio abaixo do esperado.
Gálago
O Gálago é o sistema de automação comercial desenvolvido para ajudar as empresas no crescimento e aumento de lucro. Afinal, quando processos manuais são automatizados, sobra mais tempo para decisões estratégicas, como as que se referem ao departamento comercial e de vendas. O sistema Gálago conta com várias ferramentas e módulos que são elaborados para integrar todos os setores de uma empresa. E o melhor, com ele as informações são atualizadas em tempo real. Clique aqui e saiba mais.