Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
youremail@yourdomain.com
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us

Como as contas atrasadas impactam no caixa da empresa?

Um dos principais motivos por trás das contas atrasadas e do desequilíbrio no caixa é a falta de controle da empresa sobre suas despesas e receitas.

As contas atrasadas representam um grande problema para muitas empresas, especialmente quando o período é crítico, a exemplo de uma crise no setor no qual ela atua.

O sinal mais evidente de um quadro problemático é quando o caixa da empresa começa a ficar desequilibrado. Afinal, pagar contas em atraso resulta em juros e multas na maior parte das situações. Além disso, é preciso ter em mente que o dinheiro gasto com juros deixa de ser investido no negócio, atrapalhando a vantagem competitiva da empresa.

Estratégias para lidar com as contas atrasadas

Eliminar as contas atrasadas nunca é uma tarefa simples e, muitas vezes, requer paciência. Veja algumas dicas que podem ajudar a melhorar o processo:

Conheça suas despesas e receitas

Um dos principais motivos por trás das contas atrasadas e do desequilíbrio no caixa é a falta de controle da empresa sobre suas despesas e receitas. Criar um processo de verificação, colocar tudo na planilha e revisar frequentemente pode ajudar a resolver.

Incentivar os clientes

A empresa depende do dinheiro que vem do bolso do cliente. Se ele se acostuma a atrasar e empresa não faz nada, a tendência é de que continue assim. Vale oferecer brindes e descontos para aqueles que pagarem antecipadamente ou, ainda, definir multas para quem pagar atrasado se for o caso.

Procurar juros mais baixos

Nos momentos críticos, muitos gestores buscam empréstimos para enfrentar e superar o problema. A recomendação para esses casos é fazer muita pesquisa para encontrar as instituições financeiras que oferecem as melhores possibilidades.

Priorizar o essencial

É mais importante pagar os funcionários que os fornecedores. Ficar sem energia em uma empresa que precisa dela, é mais preocupante do que ficar sem água. Sendo assim, a partir das necessidades do que é essencial para o negócio o gestor pode começar a definir o que deve ser pago primeiro e o que pode esperar ou, até mesmo, ser renegociado.

Cortar o que não é fundamental

Sempre é possível fazer cortes. A partir de uma avaliação do funcionamento e das reais necessidades da empresa, será mais fácil identificar o que pode ser deixado de lado para ajudar na economia e minimizar os impactos no caixa. Entretanto, é preciso ter muito cuidado para não cortar nada que vai prejudicar a qualidade do produto ou serviço. Em hipótese alguma isso deve ser feito.

A importância de um sistema de automação no controle das contas atrasadas

O processo para eliminar as contas atrasadas e diminuir os impactos negativos no caixa da empresa passa pela possibilidade de se ter acesso a informações detalhadas e seguras.

Nesse cenário, os sistemas de automação surgem como uma importante ferramenta, eliminando etapas falhas, melhorando o planejamento, aumentando o desempenho da empresa e, claro, permitindo que o gestor tenha uma visão geral de tudo o que está ocorrendo. Além disso, com dados concretos fazem com que a tomada de decisão fique menos sujeita a erros e imprecisões.

Otimize a gestão de sua empresa com Gálago

O Gálago é um sistema de automação comercial que auxilia os gestores em sua tomada de decisão. As ferramentas oferecidas pelo sistema permitem que uma série de dados sejam levantados para que as análises sejam as mais sólidas possíveis, dando a empresa todo o suporte de que ela precisa para crescer de forma segura. Clique aqui e saiba mais.